O boleto é um documento de pagamento que permite que um fornecedor possa receber uma determinada quantia de um pagador. O boleto pode ser de dois tipos: boleto simples e boleto registrado. A modalidade de boleto disponível para a integração na WEpayments é Boleto Simples, avulso ou recorrente.
Veja como funciona o boleto bancário para o consumidor:
Status dos Boletos
As cobranças emitidas e pagas através de boleto bancário são demonstradas em nosso Dashboard através dos seguintes status:
Criado - o boleto com este status está criado e aguardando o pagamento.
Cancelado - o boleto com este status não teve o pagamento realizado até sua data de vencimento e portanto recebeu processo de baixa.
Pago - o boleto com este status foi pago e está aguardando a confirmação de recebimento dos fundos para creditamos o valor na conta do Merchant. O boleto no status pago irá compor o valor do Saldo Total.
Creditado - o boleto com este status está disponível para saque do Merchant, compondo o valor do Saldo Disponível.
Informações para a criação de um Boleto
No momento da criação de um boleto são necessários o envio de algumas informações como:
Documento do Pagador - geralmente indicado pelo CPF do pagador.
Endereço do e-mail - endereço eletrônico do pagador.
Endereço - completo do pagador (CEP, Rua, Complemento, Cidade, Bairro, Estado).
Valor - da cobrança que será gerada. O valor mínimo para a geração de um boleto é R$5,00 (cinco) reais.
Data de vencimento - composta por dia, mês e ano de vencimento.
Instruções - campo adicional, não obrigatório, onde pode-se incluir informações que serão anexadas ao corpo da cobrança.
Juros e Multa - determine se o boleto emitido deverá considerar juros e multa em caso de atraso do pagamento. Determine a porcentagem aplicada nos valores e a data de início de vigor da penalidade.
Descontos - determine se o boleto emitido poderá ter desconto aplicado ao valor da cobrança. Determine se o desconto será concedido em porcentagem, valor fixo ou por dia, bem como informe a data limite para aplicação do desconto.
Beneficiário final - indique o nome da instituição que receberá o pagamento, seu CNPJ, e também um canal de atendimento ao cliente final como 0800 ou e-mail.
Liquidação de um Boleto
A liquidação do boleto ocorre na WEpayments em D+1 (ou até dois dias úteis) e você consegue visualizar o valor disponível para saque em nosso Dashboard no menu “Relatórios” e depois “Saldos”.
O card de Saldos traz informações dos dois saldos compõem sua conta de Payin na WEpayments, sendo:
Saldo Total - refere-se a uma previsão de receita futura e engloba todos os boletos que estão com status Pagos e Creditados.
Saldo Disponível - o valor real disponível para SAQUE e engloba todos os boletos que estão com status Creditados.
Posso realizar reembolso de um pagamento feito por boleto?
Se você recebeu um pagamento via Boleto e seu cliente acabou solicitando o reembolso, você pode realizar o reembolso pela WEpayments, porém essa funcionalidade não é automática.
Caso você tenha contratado o produto Payout da WEpayments, você pode realizar o reembolso fazendo um payout para o beneficiário por API ou diretamente pelo nosso Dashboard.
Se você não possui o produto Payout, você pode entrar em contato com nosso time de suporte e atendimento para verificar como realizar o reembolso para o seu cliente através da WEpayments.