Você pode enviar pagamentos pela WEpayments utilizando o nosso painel ou pela nossa API.
Para saber como enviar pagamentos via API, acesse nossa documentação neste link.
Pelo nosso painel, você pode enviar um pagamento de forma individual ou em massa, utilizando um arquivo em Excel.
Criando um pagamento individual
Para criar um pagamento único através do nosso Dashboard clique no botão "Criar pagamento".
A seguinte tela aparecerá e você deverá preencher os campos solicitados conforme instruções abaixo:
01) Merchant - selecione o nome da sua empresa;
02) Empresa pagadora original - informe quem está originando o pagamento (pode ser a razão social);
03) Site - informe o endereço eletrônico da empresa que está originando o pagamento (sua empresa ou sua empresa cliente - em casos de submerchants cadastrados);
04) Invoice - informe um código alfanumérico único que identifica o pagamento gerado pela empresa que está originando a ordem de pagamento;
05) Valor - infome o valor em reais que será enviado ao beneficiário;
06) Tipo de Pagamento - informe se o pagamento ocorrerá através de PIX ou Transferência Bancária (TED);
- Ao selecionar PIX, deverá inserir a chave pix ou os dados bancários do beneficiário
- Ao selecionar a opção TED, deverá informar os dados bancários do beneficiário
07) Beneficiário - informe o nome completo do beneficiário final
08) Documento do Beneficiário - informe o CPF ou CNPJ do beneficiário final
Criando Pagamentos por Planilha
Para criar pagamentos em massa através do nosso Dashboard clique no botão "Criar pagamentos por planilha".
A seguinte tela aparecerá e você poderá fazer o download do modelo da Planilha de Upload.
Esta planilha deve ser acessada em um editor de planilhas e, depois de editada, deve ser salva nas extensões .XLS ou .XLSX.
É importante destacar que o cabeçalho da planilha modelo não deve ser alterado, bem como a planilha não deve conter nenhuma fórmula para que o envio dos pagamentos ocorra com sucesso. Fique atento para que não haja também espaçamento no início do preenchimento.
Agora que a planilha modelo está em suas mãos, vamos entender o que significa cada uma dessas colunas.
INVOICE - esta coluna deve trazer um código alfanumérico de até 45 caracteres que servirá para nosso sistema identificar cada linha de pagamento como um único pagamento. Você tem liberdade para escolher este código de invoice como melhor encaixar em sua rotina. O único ponto de atenção é que nosso sistema somente reconhecerá um código de INVOICE por linha de pagamento e bloqueará pagamentos que tiverem códigos de INVOICE repetidos.
Por exemplo:
Na imagem acima temos um exemplo de preenchimento incorreto. Note que a informação de INVOICE é a mesma para as duas linhas de pagamento. Nosso sistema aqui irá identificar esta informação duplicada e apontará um erro de INVOICE. Para corrigir basta alterar o código de invoice na planilha e realizar novamente o upload, veja:
Importante, uma vez que o código de INVOICE foi registrado em nosso sistema, ele não poderá ser utilizado novamente, mesmo em uploads diferentes.
Nome do Beneficiário - esta coluna, como o próprio nome já diz, é onde você irá fazer a primeira identificação do beneficiário do pagamento. Preencha com o Nome e Sobrenome.
CPF / CNPJ - esta é a segunda coluna de identificação do beneficiário. Note que os pagamentos podem ser endereçados tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas. Preencha apenas os números, sem pontos ou traços. Não se esqueça de indicar os zeros iniciais quando houverem. O CPF deve conter 11 dígitos e o CNPJ 14 dígitos. Fique atento a esse preenchimento e garanta que a formatação desta célula está como TEXTO.
Chave PIX - a chave pix é um tipo de dado bancário. Preencha aqui informações de CPF, telefone, e-mail ou chave aleatória. Esta coluna não é uma coluna obrigatória caso você possua dados bancários de conta e agência. Fique atento a esse preenchimento e garanta que a formatação desta célula está como TEXTO.
Tipos de Chave PIX - como informar:
CPF: 11 dígitos (formatação texto)
Telefone: +5511999999999 (formatação texto)
E-mail: exemplo@exemplo.com (formatação texto)
Chave aleatória: código alfanumérico gerado pelo banco (formatação texto)
Código do Banco - aqui é necessário informar o código do banco do beneficiário. Todos os bancos brasileiros possuem um código único de 3 dígitos que os identifica. Esta coluna não é uma coluna obrigatória caso você possua dados de Chave Pix. Fique atento a esse preenchimento e garanta que a formatação desta célula está como TEXTO.
Agência Bancária - nesta coluna é preciso informar o código da agência do beneficiário. Esta coluna não é uma coluna obrigatória caso você possua dados de Chave Pix. Fique atento a esse preenchimento e garanta que a formatação desta célula está como TEXTO.
Conta Bancária - complemente as informações com o código da conta bancária do beneficiário. Esta coluna não é uma coluna obrigatória caso você possua dados de Chave Pix. Fique atento a esse preenchimento e garanta que a formatação desta célula está como TEXTO.
Dígito da Conta Bancária - é a última informação que compõe os dados bancários de um beneficiário. É composto de apenas um dígito e em alguns bancos é indicado com o algarismo após o traço. Por exemplo: 20308-1. Em outros bancos não há esta divisão de informação entre conta bancária e dígito. Por exemplo: 203081. Esta coluna não é uma coluna obrigatória caso você possua dados de Chave Pix. Fique atento a esse preenchimento e garanta que a formatação desta célula está como TEXTO.
Valor a Pagar - aqui, informe o valor do Payout. É o valor monetário em reais. Deve ser preenchido com ponto para a divisão das casas decimais. Por exemplo: 154.45. Neste caso, nosso sistema entenderá que o valor a ser pago ao beneficiário é de R$154,45 reais.
Tipo da Conta - é uma informação importante que contribui para o sucesso dos seus PAYOUTS, principalmente aqueles que são realizados através do PIX. Existem dois tipos de conta:
1) Conta Corrente - indicada pelo código C;
2) Conta Poupança - indicada pelo código S - de savings.
Atenção, alguns bancos beneficiários podem utilizar diferentes nomenclaturas para identificar os tipos de conta. Caso seu beneficiário informe que tem uma Conta Salário ou Conta de Pagamento, classifique-as como CONTA CORRENTE (C).
Descrição - as informações contidas nesta coluna ficarão visíveis no EXTRATO de transação da conta bancária do beneficiário. Utilize para descrever o Payout ou para qualquer outro tipo de informação. É uma informação textual de até 45 caracteres.
Mensagem - as informações contidas nesta coluna ficarão visíveis no COMPROVANTE de transação que a WEpayments disponibiliza. Utilize como desejar. É uma informação textual de até 75 caracteres.
Tipo de Pagamento - Por fim, a última coluna da planilha tem como objetivo informar ao nosso sistema se esta linha de pagamento deve ser realizada através de um PIX ou uma TB (transferência bancária, tipo TED/TEF). Fique atento a esse preenchimento e garanta que a formatação desta célula está como TEXTO.
Informe o fluxo de pagamento através dos códigos abaixo:
TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA - 0
PIX - 1
Após o preenchimento desta planilha, você está pronto para realizar o seu primeiro envio de Payout através do nosso Dashboard.
Basta selecionar o nome de sua empresa no campo Merchant e subir o arquivo salvo.
Caso haja algum erro no preenchimento da planilha, o sistema irá retornar uma mensagem informando os campos incorretos para que você faça a correção e envie novamente.
Importante: as linhas que foram preenchidas corretamente serão aceitas na primeira tentativa, sendo necessário o reenvio somente das linhas que apresentaram erros. Nesse caso, atente-se à mensagem de retorno na tela para verificar quais transações subiram e quais precisam de correção.