O PIX é o pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil instituído em 2020. Ele viabiliza transferências eletrônicas de qualquer valor entre pessoas físicas, empresas e o governo, assim como outros métodos de pagamento que vieram anteriores a ele (TED e DOC). A sua maior diferença para os demais métodos de pagamento é que o PIX disponibiliza transferências instantâneas a qualquer momento do dia e em quaisquer dias da semana (sejam eles dias úteis, finais de semana ou feriados).
A WEpayments utiliza o PIX tanto para a solução de Payout quanto para a solução de Payin. Em nossa solução de Payin ele se apresenta através de um QR Code dinâmico que pode ser lido pela câmera do celular do consumidor na hora do checkout online ou ainda pela opção de um link “copia e cola”.
Importante ressaltar que o Payin Pix da WEpayments não disponibiliza a opção de pagamento por chave PIX ou por transferência para dados bancários.
Caso o seu cliente realize o pagamento PIX utilizando a chave PIX da WEpayments ou transferindo para nossa conta bancária diretamente, o valor será devolvido para a conta de origem.
Veja como funciona o Pix para o consumidor
Status do PIX no Payin
As cobranças emitidas e pagas através de PIX QR Code são demonstradas em nosso Dashboard através dos seguintes status:
Criado - o PIX com este status está criado e aguardando o pagamento.
Cancelado - o PIX com este status não teve o pagamento realizado até sua data de vencimento e portanto foi cancelado.
Pago - esse status significa que o pagamento já foi realizado pelo consumidor final, mas o valor ainda não está disponível em seu saldo.
Creditado - o PIX QR code com este status está pago e disponível para saque, compondo o valor do Saldo Disponível.
Informações para a criação de um PIX QR Code
No momento da criação de um PIX QR Code são necessários o envio de algumas informações como:
Documento do Pagador - geralmente indicado pelo CPF do pagador.
Endereço do e-mail - endereço eletrônico do pagador.
Endereço - endereço completo do pagador (CEP, Rua, Complemento, Cidade, Bairro, Estado).
Valor - da cobrança que será gerada. O valor mínimo para a geração de um PIX é R$0,01 (um) centavo.
Data de vencimento - composta por horário, dia, mês e ano de vencimento.
Instruções - campo adicional, não obrigatório, onde pode-se incluir informações que serão anexadas ao corpo da cobrança.
Juros e Multa - determina se o PIX emitido deverá considerar juros e multa em caso de atraso do pagamento. Determine a porcentagem aplicada nos valores.
Descontos - determine se o PIX emitido poderá ter desconto aplicado ao valor da cobrança. Determine se o desconto será concedido em porcentagem ou valor fixo, bem como informe a data limite para aplicação do desconto.
Beneficiário final - indique o nome da instituição que receberá o pagamento, seu CNPJ, e também um canal de atendimento ao cliente final como 0800 ou e-mail.
Liquidação de um PIX
A liquidação do PIX QR Code na WEpayments ocorre imediatamente após confirmado o pagamento e você consegue visualizar o valor disponível para saque em nosso Dashboard no menu “Relatórios” e depois “Saldos”.
Posso realizar um estorno via PIX pela WEpayments?
Sim. Se o seu cliente solicitou um estorno de uma compra realizada via PIX, você pode realizar o estorno diretamente pela WEpayments através da nossa API ou fazendo a solicitação em nosso dashboard na opção Estorno Pix disponível na visualização da cobrança.
Após a solicitação do estorno, você pode conferir o status do mesmo em nosso dashboard:
O estorno realizado por PIX é imediato, assim que concluído o cliente já consegue visualizar o valor na conta.
O prazo para o cliente solicitar o estorno de um pagamento via PIX é de até 90 dias após a compra.
Para mais detalhes sobre a solicitação de estorno, clique aqui.