De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, no Brasil o cliente tem direito ao arrependimento de uma compra em até 7 dias a contar da assinatura do contrato ou recebimento do produto ou serviço.
Para te auxiliar nesse processo a WEpayments disponibiliza a possibilidade de estorno de forma simples e rápida através de nosso dashboard ou pela API.
Veja abaixo como funciona o estorno para cada método de pagamento:
Estorno Pix
Se o seu cliente solicitou um estorno de uma compra realizada via PIX, você pode realizar o estorno diretamente pela WEpayments através da API ou fazendo a solicitação em nosso dashboard na opção Estorno Pix disponível na visualização da cobrança.
Após a solicitação do estorno, você pode conferir o status do mesmo em nosso dashboard:
O estorno realizado por PIX é imediato, assim que concluído o cliente já consegue visualizar o valor na conta.
O prazo para o cliente solicitar o estorno de um pagamento via PIX é de até 90 dias após a compra.
Para mais detalhes sobre a solicitação de estorno, clique aqui.
Estorno Cartão de Crédito
Se o seu cliente desistir de uma compra ele pode solicitar o estorno do valor para o cartão de crédito dele.
Assim como no caso do PIX, você pode realizar o estorno por cartão de crédito diretamente pela WEpayments através da nossa API ou fazendo a solicitação em nosso dashboard na opção Estorno Cartão de Crédito disponível na visualização da cobrança.
Após a solicitação do estorno, você pode conferir o status do mesmo em nosso dashboard:
O prazo para o cliente receber o estorno do cartão de crédito pode variar dependendo do banco dele.
Geralmente para estornos solicitados no dia do pagamento, o prazo é até 72h, podendo ocorrer ainda no mesmo dia.
Para estornos solicitados depois do dia da compra o prazo pode chegar até duas faturas, a depender do banco.
Para confirmar ao seu cliente que o estorno foi realizado, você pode enviar o comprovante de estorno disponível em nosso painel.
Estorno Boleto
Se você recebeu um pagamento via Boleto e seu cliente acabou solicitando o reembolso, você pode realizar o reembolso pela WEpayments, porém essa funcionalidade não é automática.
Caso você tenha contratado o produto Payout da WEpayments, você pode realizar o reembolso fazendo um payout para o beneficiário por API ou diretamente pelo nosso Dashboard.
Se você não possui o produto Payout, você pode entrar em contato com nosso time de suporte e atendimento para verificar como realizar o reembolso para o seu cliente através da WEpayments.
Estorno de Cobranças com Split (sub carteiras)
Caso você tenha contratado o modelo de split de cobrança, a WEpayments disponibiliza três opções de débito de estorno e você consegue selecionar o modelo de estorno no momento da criação de uma cobrança por API. Para isso, no momento da criação da cobrança por API você deve preencher o campo RefundMode com a opção de estorno escolhida.
FULL_REFUND_CLIENT
Nessa opção, o valor total do estorno é debitado somente da sua carteira principal, não debitando nenhum valor da subcarteira envolvida no split da cobrança.
FULL_REFUND_RECIPIENT
Nessa opção, o valor total do estorno é debitado somente da subcarteira, não debitando nenhum valor da sua carteira principal.
REFUND_BY_SPLIT
Nesta opção você tem mais flexibilidade para escolher de qual carteira será debitado o valor do estorno. Você pode optar por debitar uma parte da sua carteira principal e outra parte da subcarteira envolvida no split da cobrança a ser estornada. O valor exato que vai ser debitado de cada um fica a seu critério.