No processamento de pagamentos a terceiros, sejam eles nacionais ou cross-border, nossa solução irá informar via Dashboard ou API, em tempo real, qual o status de processamento das suas transações. Esta informação é fundamental para a conciliação da sua operação de pagamentos.
Temos 09 (nove) status de Payout em nosso sistema. O objetivo principal desses status é informar a você como está o andamento dos seus pagamentos dentro da nossa plataforma. Abaixo, confira a sequência em que eles aparecem no painel e o significado de cada um.
01) Dados de entrada Inválidos - Ele indica que os dados enviados são inválidos ou insuficientes para criação do pagamento. É um status final e portanto, inalterável. Quando um pagamento encontra-se neste status a ação indicada é a revisão dos dados enviados e o posterior reenvio da ordem de pagamento. Neste caso é possível enviar o pagamento novamente com o mesmo número de invoice.
02) Aguardando - significa que não há SALDO na sua carteira de Payout para realizar os pagamentos. Verifique seu saldo e realize um novo DEPÓSITO para desbloquear o processamento dos pagamentos.
03) Em análise - Os pagamentos que apresentam este status estão bloqueados em alguma REGRA DE COMPLIANCE. Nesse caso, acesse o módulo de compliance em nosso Dashboard, onde informaremos o motivo do pagamento estar em análise para que você consiga tomar as ações necessárias de apresentação de documentação para desbloquear o pagamento.
04) Recebido - Este é um status intermediário e logo avança para a próxima etapa. Indica que o pagamento foi recebido e está pronto para o processamento.
05) Processando - Após ser recebido, o pagamento que encontra-se neste status já está no fluxo de processamento.
06) Processado - É um status exclusivo de pagamento através do PIX. Não é comum, mas significa que há uma pendência do processador final para a conclusão completa do pagamento. É um status monitorado pelo nosso Backoffice e, uma vez identificado, é tratado internamente para que o processamento continue e o pagamento atinja o status final.
07) Pago - É o status que todos queremos ver! É um status final, inalterável e significa que o pagamento foi concluído com sucesso.
08) Rejeitado - É um status exclusivo de pagamento através de Transferência Bancária. Neste caso o pagamento não foi concluído, tendo sido rejeitado pelo banco do beneficiário. De qualquer forma, é possível visualizar os motivos da rejeição para tratamento e correção.
09) Cancelado - É um status geralmente visto no cenário de pagamentos através de PIX. O pagamento com este status foi cancelado, manualmente ou por algum motivo de rejeição do banco do beneficiário. Neste caso também é possível visualizar os motivos da rejeição para tratamento e correção.