O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é o número de identificação do contribuinte brasileiro, um número concedido pela Receita Federal do Brasil a brasileiros e estrangeiros residentes que pagam impostos ou participam, direta ou indiretamente, de atividades que geram receita para qualquer uma das dezenas de tipos de tributos existentes no Brasil.
Um CPF tem 11 dígitos, com nove dígitos de base, e dois dígitos no final que são o resultado de uma operação aritmética sobre os nove primeiros números, ou seja, qualquer erro de digitação resultará em um número inválido. Veja um exemplo de CPF: 231.002.999-00
O CNPJ também é um número de identificação do contribuinte, mas é usado para empresas, não para pessoas físicas. Todas as empresas constituídas no Brasil devem solicitar um número de CNPJ no momento da constituição. As empresas estrangeiras que desejam investir ou possuir ativos no Brasil também devem possuir um número de CNPJ.
O CNPJ é um número de 14 dígitos; 12 dígitos de base e dois dígitos no final que são o resultado de uma fórmula aritmética dos números de base, qualquer erro de digitação ao digitar o número leva a um número inválido. Aqui está um exemplo de um CNPJ: XX.YAX.532/0001-09.